Benefícios das sementes de Chia

As Sementes de Chia é considerada um superalimento mais popular entre as pessoas que buscam uma alimentação mais saudável.  Eles são fáceis de digerir quando preparado corretamente e é um ingrediente muito versátil e pode ser adiciona facilmente nas receitas.

A semente de chia é rica em nutriente, fibras e vitaminas. E não é só isso, pesquisas recentes descobriu que os benefícios de sementes de chia são ainda maiores do que percebemos.

Originalmente cultivada no México, as sementes foram altamente valorizadas por suas propriedades medicinais e valor nutricional.

Guerreiros astecas comiam sementes de chia para dar-lhes a resistência e alta energia. Eles diziam que só 1 colher de chia podia sustentá-los por 24 horas. Na língua maia, Chia significa “força”, e eram conhecidos como “comida de corredores” porque os corredores e guerreiros usavam como combustível durante a execução de longas distâncias ou durante a batalha.

Perfil de nutrição de semente de Chia

A razão pela qual as sementes de Chia são tão benéficas é devido a elas serem ricas em fibras, gorduras omega-3, proteína, vitaminas e minerais tais como:

Fibra dietética (11g – 42% diário valor recomendado)

Proteínas (4,4 g-9% RDV)

Ácidos graxos ômega-3 (mg 4915)

Ácidos graxos ômega-6 (1620 mg)

Cálcio (77 mg – 18% RDV)

Cobre (0,1 mg – 3% RDV)

Fósforo (mg 265 – 27% RDV)

Potássio (44,8 mg – 1% RDV)

Zinco (1,0 mg – 7% RDV)

Chia também contém ácidos graxos essenciais alfa-linolênico e ácido linoleico, mucina, estrôncio, vitaminas A, B, E e D e minerais, incluindo enxofre, ferro, iodo, magnésio, manganês, niacina, tiamina, que são uma fonte rica de antioxidantes.

sementes de chia

Benefícios das sementes de Chia em nosso corpo

A semente de Chia é rica em muitos nutrientes essenciais, pesquisa descobriu que comer regularmente a semente pode melhorar sua saúde de várias maneiras. Alguns dos benefícios de sementes de chia são:

  1. Repara a pele e combate o envelhecimento

Descoberto por pesquisadores as sementes de chia têm uma concentração total fenólicas naturais (antioxidantes) quase duas vezes maior, e essas atividades antioxidantes bloqueiam até 70% de atividade de radicais livres.

É provado que as sementes de chia é um dos antioxidantes mais rico da natureza. Antioxidantes aceleram o sistemas de reparação da pele e evitar mais danos. Tomar as sementes de chia pode impedir o envelhecimento prematuro da pele devido a danos de radicais livres de inflamação.

  1. Ajuda no emagrecimento

A fibra é essencial para o corpo, pois ele dá ao seu corpo a capacidade dele equilibrar os níveis de insulina. A chia pode ser um balanceador natural de açúcar no sangue devido à alta quantidade de fibra. Devido a quantidade de fibras a chia ajuda a promover a regularidade intestinal.

Essas fibras também ajudam as pessoas a se sentir saciadas, pois quando ingerimos as sementes de chia, ela absorve uma quantidade considerável de água e imediatamente ela se expande no estômago e faz com que freie a fome e supra o apetite, o que também pode levar à perda de peso.

Também quando consumida, as sementes de chia criam uma substância parecida com uma gelatina no estômago. Esta ação de formação de gel é devido a fibra solúvel nas sementes de chia e pode funcionar como um prebiótico apoiando o crescimento de probióticos no intestino.

  1. Saúde do coração

A chia tem muitos benefícios é entre seus benefícios está a saúde do coração. Pois ele tem a capacidade de reverter a inflamação, regular o colesterol e baixar a pressão arterial. Também inverte o estresse oxidativo, alguém é menos provável desenvolver aterosclerose quando regularmente estamos consumindo sementes de chia.

Pesquisas mostram a eficácia da chia para alergias, angina, aprimoramento do desempenho atlético, câncer, doença coronariana (CHD), ataque cardíaco, distúrbios hormonal/endócrino, hiperlipidemia (Aumento do colesterol e/ou dos triglicerídeos no sangue), hipertensão, acidente vascular cerebral e vasodilatação. Alguma evidência sugere também possível anticoagulante, antioxidante e efeitos antivirais.”

As sementes de Chia são elevadas em linoleico, um ácido graxo que ajuda o corpo a absorver as vitaminas lipossolúveis A, D, E e K. Por ser uma pequena semente, a chia é bastante elevada em gorduras saudáveis, ostentando mais Omega-3 que o salmão. O Ômega-3 protege o coração, reduz a pressão arterial, o colesterol ruim e inflamações. A inflamação pode colocar pressão sobre os vasos sanguíneos e causar doença cardíaca. Por isso, quando comemos sementes de chia podemos proteger o coração.

  1. Cura Diabetes

Segundo pesquisadores da Universidade do Litoral, na Argentina as sementes de chia são ricas em ácido alfa-linolênico e fibra. E podem ajudar a prevenir distúrbios metabólicos como dislipidemias (excesso de gordura no sangue) e resistência à insulina – que são dois fatores no desenvolvimento do diabetes.

  1. Aumenta a sua energia e metabolismo

Segundo estudos sobre força e condicionamento concluíram que consumir as sementes de chia melhorou o desempenho de exercícios com duração de 90 minutos, da mesma forma que seria de uma bebida esportiva carregada de açúcar, mas sem o açúcar.

Ao adicionar uma porção de sementes de chia por dia pode ajudar a impulsionar o seu metabolismo e queimar a gordura da barriga também. Quando incluímos as sementes de chia em sua dieta também reduzimos o tecido adiposo visceral um tecido conhecido como a “gordura da barriga” que afeta o metabolismo do corpo e é um componente da obesidade.

  1. Ossos mais fortes

Para obter os benefícios da chia em nosso organismo, temos que consumir diariamente de 2 a 3 colheres de sopa de chia, principalmente o valor recomendado de cálcio.

O Cálcio é fundamental para a saúde óssea e ajuda a manter a força óssea e músculos. Chia também contém boro, que é um mineral essencial que ajuda na transferência de cálcio para os ossos.

Boro ajuda a metabolizar o cálcio, magnésio, manganês e fósforo para o crescimento saudável dos ossos e músculos.

  1. Construir músculos e perder peso

As Sementes de Chia também está entre as fontes de planta superior à base de proteína. Esta é outra razão pela qual que esta super semente é ótima para aqueles que tentam conquistar massa muscular magra, queimar gordura e equilibrar os níveis de açúcar no sangue.

Sementes de Chia é um poderoso antioxidante e ajuda a substituir alguns desses nutrientes perdidos no exercício. São ricos em minerais essenciais como cálcio, fósforo, magnésio, manganês, cobre, zinco, ferro e niacina.

Uma das características que tornam a chia tão única é que ele pode absorver até 10X o seu peso em água. Devido a isso, as sementes de chia podem prolongar a hidratação e melhorar a absorção de nutrientes de eletrólitos. Isto também retarda a digestão e mantém-se sente mais cheio mais reduzindo ânsias do açúcar.

As sementes de chia são também ricas em zinco, eles ajudam seu corpo aumentar a leptina. Leptina é um hormônio chave que regula o apetite de corpos, como o seu corpo gasta energia e regula como seus níveis de energia! Também melhora a resistência. Por isso, a chia é uma grande fonte de nutrição, se você estiver querendo entrar em forma.

As sementes de chia podem ser consideradas um superalimento. Elas têm:

  • 2x mais de proteína de qualquer outro grão;
  • 3x mais antioxidantes que o mirtilo (blueberry);
  • 5x mais cálcio que o leite;
  • 2x mais potássio de uma banana;
  • 3x mais ferro que o espinafre

Como incluir em sua alimentação

Por possuir um sabor sutil, ela é muito simples de ser incorporada em sua dieta e você pode adicioná-las em praticamente qualquer coisa que você queira comer ou beber como as suco de uva, chá, suco de frutas, água, frutas, iogurte, entre outros. Com tudo elas irão melhorar o perfil de nutrientes da sua dieta, sem alterar o sabor.

Confira algumas receitas com sementes de chia.

Suco de limão com chia

– Ingredientes

2 colheres das de sopa de limão

100 ml de água

1 colher das de sopa de chia

– Modo de fazer

Coloque a chia na água e deixe hidratar por pelo menos 30 minutos, ou, até que a água se torne gelatinosa, então acrescente o limão. Beba de manhã em jejum. Este suco sacia, nutre e auxilia no emagrecimento.

Suco de laranja com chia

– Ingredientes

250 ml ou 1 copo de suco de laranja

2 colheres das de sopa de semente de chia

Mel para adoçar

– Modo de preparar

Coloque o suco de laranja, a chia e o mel no liquidificador, bata e sirva-se em seguida.

Suco de uva com chia

– Ingredientes

100 ml de suco de uva integral

2 colheres das de sopa de chia

Açúcar ou adoçante à gosto

20 ml de iogurte

– Modo de fazer

Bata todos os ingredientes no liquidificador e beba em seguida.

Milkshake de chocolate com chia

– Ingredientes

200ml (1 copo) de leite de amêndoas ou soja

1 colher (sopa) de chia

1 banana congelada (sem a casca)

1 colher (sopa) de cacau em pó

1 colher (chá) de mel

– Modo de fazer

Em um copo, misture o leite de amêndoas com a chia e deixe de molho por 20 minutos. Em seguida, bata no liquidificador com os demais ingredientes. Sirva em seguida.

Panqueca de chia com banana

– Ingredientes

2 colheres (sopa) de farelo de aveia

1 colher (sopa) de chia

1 ovo

1 banana madura

1 pitada de açúcar mascavo ou açúcar de coco

óleo de coco (para untar a frigideira)

– Modo de fazer

Amasse a banana e bata bem o ovo. Em seguida, misture esses dois ingredientes, acrescente o farelo de aveia e o açúcar e mexa mais um pouco.

Em uma frigideira, coloque um pouco de óleo de coco e despeje a massa. Doure dos dois lados e sirva em seguida.

Pudim de chia com frutas

– Ingredientes

2 colheres (sopa) de semente de chia

150 ml de leite vegetal (de amêndoas, aveia, soja, coco)

Frutas de sua preferência pode ser morango, damasco, banana, amora, manga, romã, mamão, etc.

2 colheres (sopa) de granola

– Modo de fazer

Na noite anterior hidrate a semente de chia no leite vegetal, coloque em um recipiente de vidro com tampa ou tampe com papel filme, misture bem e deixe na geladeira até o dia seguinte. É importante deixar de molho para ficar com a textura de gel.

Pela manhã monte o seu pudim em uma tacinha para ficar bem bonito, coloque primeiro uma camada do gel de chia, em seguida as frutas e por último a granola.

Dúvida? Sugestões? Dicas? Use o espaço abaixo e deixe seu recadinho.

Benefícios das sementes de Chia
4.8 (95%) 4 votos