Benefícios do Leite de Amendoim

O leite de amendoim é uma ótima opção para quem não podem com a lactose e para quem quer uma dieta livre de caseína, porque, ao contrário do seu nome, não contém leite real. Esta bebida é feita pela mistura de amendoim com água e adição de mel ou temperos como canela. Leite de amendoim fornece alguns benefícios nutricionais que não tem no leite de vaca. Também é uma ótima fonte de vitamina E, tem pelo menos o dobro da quantidade de magnésio e vitamina B6 e é embalado com gorduras insaturadas saudáveis para o coração.

Benefícios do Leite de Amendoim

Nutrientes de colesterol

Apesar de seus benefícios nutricionais, o leite de amendoim deve ser consumida com moderação porque 1 xícara tem cerca de 214 calorias, com 162 das calorias totais provenientes de gorduras. No lado positivo, a maioria das gorduras no leite de amendoim consiste em gorduras insaturadas saudáveis que diminuem os níveis sanguíneos de colesterol e aumentar o colesterol bom e ajuda a diminuir o colesterol.

Múltiplos benefícios do magnésio

Magnésio facilita a centenas de processos metabólicos em seu corpo, onde ele ajuda a produzir energia e garante que seus músculos, nervos e coração continuem trabalhando. Ele também ajuda a baixar a pressão arterial, e é essencial para ossos fortes. Amendoins são boas fontes deste mineral importante. Dependendo de quantos amendoins que você usar para fazer o leite de amendoim, uma porção de 250 ml deve conter cerca de 65 mg de magnésio. Baseado em consumir 2.000 calorias diariamente, esta quantidade fornece 16 por cento do valor diário.

Atividade antioxidante da vitamina E

A vitamina E é um antioxidante que ajuda a proteger as gorduras de moléculas reativas, comumente conhecidas como radicais livres. Neutralizando os radicais livres antes que causem danos, a vitamina E ajuda a manter a integridade estrutural das lipoproteínas. Como resultado, eles não liberam colesterol que pode danificar os vasos sanguíneos e levar a doenças cardiovasculares.

Manter o metabolismo com vitamina B6

Seu corpo depende da vitamina B6 para ativar as enzimas que desencadeiam reações metabólicas. Vitamina B6 também ajuda a converter um aminoácido a “homocisteína” em outras substâncias benéficas. Com isso, reduz os níveis de homocisteína no sangue que também diminui o risco de doença cardiovascular. O Leite de amendoim fornece cerca de 10 por cento do valor diário de vitamina B6.

Você encontra o amendoim disponíveis em casas de Produtos Naturais, nas Lojas Online, nos supermercados. Você também pode encontrar em diferentes formas como com casca, sem casca, salgado, adoçado, etc. Porém, tente comprar o amendoim com casca (casca exterior intacta) em vez dos processados. As vagens devem ter uma característica: a casca deve ter uma cor branca por fora que é uma aparência saudável, uniforme no tamanho e pesadas na mão. Devem estar livres de rachaduras, mofo e manchas e livre de cheiro rançoso.

Você pode armazenar o amendoim com casca em local seco e fresco por muitos meses. Considerando que os amendoins descascados (sem a casca) devem ser colocadas dentro do recipiente hermético e mantidas dentro geladeira para evitar que estrague.

E para você fazer em casa seu Leite de Amendoim, segue uma receita que indico muito.

Receita Leite de Amendoim

– Ingredientes

1 xícara e meia de amendoim

1 litro de água filtrada

Açúcar mascavo, mel, stevia ou melado de agave

– Modo de fazer

Torre os amendoins por 5 minutos em forno eu usei uma panela de ferro para torrar. Esquente a água, coloque o amendoim, se quiser pode tirar a casca eu costumo bater com a casca mesmo, acrescente o adoçante de sua preferência e bata muito bem. Coe em uma peneira mais fininha ou um pano limpo. Está pronto seu leite de amendoim. Armazene em uma vasilha de vidro fechadinha e guarde dentro da geladeira por até 5 dias.

Dica

  • Você pode consumir o leite de amendoim puro, batido com frutas, ou pode ser usado na preparação de receitas, tanto salgados quanto doces. Você pode adicionar essência de baunilha ou canela para aromatizar.
  • O resíduo que sobrou você pode assar no forno até ficar levemente torrado, e uso em pães, bolos, cookies.

Eu gosto de preparar o leite de amendoim e colocar uma pitada de sal do Himalaia para realçar mais o saber. Também achei esse leite mais gostoso que o leite de aveia.

E você já experimentou o leite de amendoim? Como você faz? Conta pra gente aí nos comentários?

Leia também : Pasta de Amendoim: Benefícios para a saúde.

Benefícios do Leite de Amendoim
4.7 (94%) 50 votos