Benefícios do xarope de agave

O xarope da agave é uma alternativa natural para o açúcares refinados e adoçantes artificiais. Esta seiva de mel que vem das folhas da agave azul, uma planta suculenta amplamente cultivada no México. Com sua consistência fina e clara, o néctar de agave pode servir como uma cobertura para saladas de frutas, panquecas ou sorvete. Este adoçante também pode substituir o açúcar em receitas de assados. Além de sua versatilidade como um agente de edulcorantes, a agave pode fornecer certos benefícios para a saúde. No entanto, este xarope ainda possui muitas calorias e pode contribuir para o ganho de peso ou cárie se consumidos em grandes quantidades.

Valor de índice glicêmico

Os defensores do néctar da agave afirmam que este adoçante é uma escolha saudável para diabéticos do que os açúcares refinados ou o mel por causa do seu valor de índice glicêmico relativamente baixo. O índice glicêmico, ou GI, mede os efeitos de alimentos que contêm carboidratos em seus níveis de glicose do sangue. Porque o néctar da agave tem uma alta concentração de frutose, que não exerce um forte efeito sobre os níveis de açúcar no sangue, o valor de GI do agave é baixo em comparação com outros adoçantes. Contém aproximadamente o mesmo número de carboidratos como açúcar, cerca de 4 gramas por colher de chá. Para controlar sua ingestão de carboidratos e manter o açúcar no sangue dentro de uma faixa saudável, você deve limitar o seu uso como o açúcar ou o mel.

Adoçante natural

Néctar da agave é comercializada como um adoçante natural, que você pode usar se você está procurando por um agente adoçante que seja isentos de aditivos. No entanto, muitas marcas de néctar da agave sofrem algum processamento comercial antes que eles são distribuídos aos consumidores. Se você está preocupado com os conservantes, coloração artificial ou outros aditivos químicos nos alimentos que ingerimos, procure marcas de agave que tenham o rótulo “100 por cento orgânico” ou “orgânico”. Um alimento rotulado 100 por cento orgânico deve ser feito inteiramente com ingredientes orgânicos, e um alimento rotulado orgânico deve ser feito com pelo menos 95 por cento ingredientes orgânicos.

Intensificação de doçura

Néctar da agave é 1,4 a 1,5 vezes mais doce que o açúcar, o que significa que você pode precisar de menos deste produto para adoçar alimentos e bebidas. No entanto, o néctar da agave tem mais calorias que o açúcar… 20 calorias contra 16 calorias em açúcar branco refinado de mesa… que pode equilibrar o número total de calorias que você consome.

Troca Saudável

Na busca pela substituição do açúcar no dia a dia, a Calda de Agave se apresenta como uma boa opção, pois, além e ser de origem vegetal, também é rica em sais minerais como ferro, cálcio potássio e magnésio. Outro ponto positivo é que ela é livre de glúten e lactose, podendo ser consumida por lactantes e celíacos. Para os veganos, néctar de agave pode fazer um bom substituto para o mel.

Os adoçantes naturais como melado, mel e o açúcar mascavo possuem um sabor bem distinto, enquanto a agave simplesmente oferece uma doçura limpa, clara, adimensional.

Você também consegue comprar o agave e outros produtos naturais na Loja de Produtos Naturais.

Você já experimentou usar o agave como substituto do açúcar? Não deixe de comentar abaixo.

Leia também: Açúcar de Coco um substituto natural para o açúcar.

Benefícios do xarope de agave
5 (100%) 3 votos