Benefícios do xilitol: conheça a alternativa segura para açúcar

O uso constante do açúcar refinado como adoçante em alimentos e bebidas tem contribuído para o aumento de várias doenças, inclusive o câncer. Muitas alternativas que encontramos no mercado, incluindo o aspartame e frutose, xarope de milho, muitas vezes são ainda mais perigosos para a saúde do que o açúcar refinado. Uma alternativa excelente e única é o xilitol, um adoçante natural que é na verdade altamente benéfico para a saúde.

Doce amargo

Por muitas gerações, as famílias usaram o açúcar refinado nas bebidas, alimentos e nos preparos de sobremesas, completamente alheios às muitas consequências para a saúde.

O açúcar é um produto químico resultante do processo de refinação do caldo da cana. É desprovido de nutrientes e rico em calorias, razão pela qual a sua ingestão facilita a instalação de várias doenças.

Os efeitos do açúcar para a saúde podem ser amargos, mas, infelizmente, muitas pessoas ainda os desconhecem. As moléculas criminosas (AGEs) são formadas a partir de uma reação entre o açúcar e as proteínas. E são capazes de alterar a estrutura e a função de vários tipos de proteínas e podem causar doenças degenerativas e complicações nos diabéticos, tais como: problemas nos rins, problemas nos nervos, cegueira e amputações.

Estas são apenas algumas das consequências prejudiciais para a saúde potencialmente decorrentes do uso de açúcar refinado em grande quantidade em comidas ou bebidas.

O que é Xilitol

Xilitol é classificado como um álcool de açúcar (como sorbitol, manitol, erythritol, etc), pois sua estrutura química assemelha-se parcialmente açúcar e parcialmente assemelha-se a alcohol é na verdade um hidrato de carbono que parece e tem muito o gosto de açúcar de mesa com 40% menos calorias e praticamente nenhuma aftertaste que é usado como um adoçante em gomas de mascar, balas, bebidas, doces, pasta de dente.

Descubra os benefícios do xilitol

O Xilitol parece e tem gosto de açúcar, mas tem menos calorias e o xilitol não eleva os níveis de açúcar no sangue. Por sua vez, proporciona benefícios a saúde, pois tem propriedades antibacterianas e atua elevando o PH da boca, protegendo contra a cárie dentária.  Apresenta aproximadamente metade das calorias e um sabor similar ao do açúcar.

Xilitol é encontrada em pequenas quantidades em frutas e vegetais e, portanto, é considerado natural. Os seres humanos até produzem pequenas quantidades do mesmo através do metabolismo normal.

O xilitol tem uma doçura semelhante ao do açúcar, mas contém 40% menos calorias:

Açúcar de mesa: 4 calorias por grama.

Xylitol: 2,4 calorias por grama.

Pode ser usado por todas as pessoas e de todas as idades.

No entanto encontramos outras alternativas de adoçantes naturais tais como stevia, agave, melaço, frutose e outros que evitam alguns ou muitos desses problemas, mas ainda falham em nosso corpo em duas áreas principais – alimentam maus micróbios no intestino e, portanto, debilitam o sistema imunológico e pode tornam nosso corpo mais ácido, a raiz de inúmeras condições de saúde.

xilitol adocante

Porque o xilitol é tão diferente do açúcar e altamente benéfico para a saúde

Apesar de xilitol se parecer, ter um gosto e se comporta exatamente como o açúcar, na verdade não é um açúcar em tudo. O Xilitol é tudo natural, sendo extraído principalmente da casca de bétulas, fonte original, mas também de muitos outros vegetais fibrosos. Uma palavra de cautela – xilitol está sendo cada vez mais feita de palha de milho. O Xilitol de casca de milho deve ser evitado sempre, com base que o milho pode muito bem ser OGM (organismos geneticamente modificados).

Xilitol: Saúde feliz

Um dos efeitos negativos da adição de açúcar (e xarope de milho rico em frutose), é que ele pode elevar o açúcar no sangue e os níveis de insulina.

Devido à alta quantidade de frutose, também pode levar à resistência à insulina e todos os tipos de problemas metabólicos, quando consumidos em excesso.

O xilitol contém zero frutose e tem efeitos insignificantes do açúcar no sangue e insulina.

Por isso, nenhum dos efeitos nocivos do açúcar se aplicam ao xilitol.

O índice glicêmico (uma medida de quão rapidamente alimentos elevar o açúcar no sangue) é apenas 7, comparado ao açúcar regular, que tem um índice glicêmico de 60-70.

Ele também pode ser considerado um adoçante amigável que contribui para a perda de peso, uma vez que contém 40% menos calorias que o açúcar.

Para pessoas com diabetes, pré-diabetes, obesidade ou outros problemas metabólicos, o xilitol é uma excelente alternativa para substituir o açúcar refinado de açúcar.

Estudo realizados em ratos têm mostrado que xilitol pode melhorar os sintomas da diabetes, reduzir a gordura da barriga e até mesmo evitar ganho de peso em uma dieta.

Como a stevia, o xilitol pode ser usado por qualquer pessoa para ajudar a manter o açúcar no sangue e os níveis de insulina, reduzindo assim o risco de doenças relacionadas com a idade. Além de não serem apenas alternativas seguras e saborosa de açúcar, mas também potentes compostos naturais que fornecem vários benefícios a saúde, enquanto ambos os edulcorantes melhorar a tolerância à glicose e reduzem a necessidade de insulina, stevia também pode reduzir a pressão arterial elevada, enquanto xilitol pode ajudar a prevenir cáries e infecções de ouvido e possivelmente reforçar.

Xilitol onde comprar?

Você pode comprar o Xilitol em lojas online como a Natue que é especializada nesse tipo de produto e traz grande facilidade por você poder comprar e receber diretamente em sua casa. E também em lojas físicas especializadas em produtos naturais, porém, você poderá encontrar um pouco mais de dificuldade por ser um produto tão comum.

Xilitol parece e seu gosto é como o açúcar refinado, mas sem todas as consequências nocivas a saúde, apesar de ser extremamente benéfico para a saúde geral. Está interessado em comprar xilitol?

Dúvida? Dicas? Compartilhe conosco deixando seu comentário abaixo.

Benefícios do xilitol: conheça a alternativa segura para açúcar
4.8 (96%) 5 votos