Biomassa de Banana Verde

Banana verde contém grande quantidade de fenóis totais e flavonoides e apresenta elevado teor de fécula especialmente sob a forma de amido resistente. Amido resistente atinge o intestino grosso e é fermentado pela microflora bacteriana, que promovem muitos efeitos benéficos na saúde. Biomassa é um creme grosso e o sabor neutro ajuda a adição de muitas preparações. O processo de cozimento de bananas verdes leva a perda de adstringência do fruto. Causa saciedade e resulta em melhor controle de açúcar no sangue.

A Biomassa de Banana Verde é um alimento sem glúten que ajuda pessoas que sofrem de doença celíaca  ou qualquer distúrbio relacionado ao glúten. Então, são muitos os benefícios dos produtos derivados da banana verde: amido de banana, a biomassa e a farinha de banana.

Benefícios da banana verde

A banana verde é simplesmente uma banana amarela não amadurecida e tem uso bem diferente. Enquanto você come a banana amarela, imediatamente após o descascar, a banana verde é melhor comer cozida ou frita. Nutricionalmente a banana verde é uma boa fonte de fibras, vitaminas e minerais e contém um amido que pode ajudar no controle do açúcar no sangue.

Quando cozidas com suas peles (casca), as bananas verdes são transformadas em um ingrediente saboroso e comestível. Quando preparado desta maneira, a polpa (ou biomassa) da banana se torna um amido resistente, dando-lhe propriedades semelhantes à fibra alimentar insolúvel.

Além disso, a biomassa também cria um ambiente saudável para as bactérias benéficas viver, auxiliando na manutenção da mucosa da parede intestinal. E essa parede não só garante absorção de nutrientes dos alimentos que comemos, como também mantém substâncias destrutivas que podem resultar em alergias e inflamações.

Ótima fonte de amido de resistência

Amido resistente é um tipo de amido que não pode ser quebrado pelas enzimas no sistema digestivo e a banana verde contêm uma alta quantidade de amido resistente. Ao incluir alimentos ricos em amido resistente em sua dieta, como a banana verde, você pode reduzir o risco de diabetes por auxiliar no controle de açúcar no sangue e doenças do coração, ajudando até a diminuir os níveis de colesterol do sangue.

Excelente fonte de fibra

A banana verde também é uma boa fonte de fibra. Uma porção de 250 ml de banana verde cozida contém 3,6 gramas de fibra. As fibras também podem reduzir o risco de diabetes e doenças cardíacas. Além disso, a fibra em alimentos retarda a digestão, ajudando você a se sentir mais saciado por mais tempo e auxilia no controle de peso.

Rico em potássio

Como a banana madura, a banana verde é rica em potássio. Uma porção de 250 ml de banana verde cozida contém 531 miligramas de potássio. Incluindo mais potássio em sua dieta você pode ajudar no controle da pressão arterial. No entanto, consumir alimentos com elevados níveis de potássio não são seguros para todos, principalmente se você tem hipertensão ou doença renal, antes de consumir você deve conversar com seu médico para determinar se a banana verde pode ser incluída em sua dieta.

Rico em vitamina B-6

Bananas verdes também são ricas em vitamina B-6, com uma xícara de biomassa ela contém 39 por cento de seu valor diário. Vitamina B-6 desempenha um papel importante em mais de 100 reações enzimáticas no corpo. Também é necessário para a formação da hemoglobina, a proteína que transporta o oxigênio no seu corpo. Além disso, a vitamina B-6 auxilia no controle de açúcar no sangue.

A seguir separei a receita da biomassa de banana verde para você fazer em casa.

Receita de biomassa

Você pode usar qualquer tipo de banana, que não esteja madura e dê preferência para os frutos que não passaram por um processo que force o amadurecimento (aclimatação). Procure usar bananas orgânicas sempre que possível.

Separe as bananas da penca uma a uma e mantenha a casca e o talo.

Lave uma a uma dos dedos de banana com água e sabão neutro e enxague-as bem e reserve.

Coloque para ferver uma panela de pressão com metade de sua capacidade de água.

Quando a água estiver fervendo coloque as bananas com a casca dentro da panela. Este choque com água fervendo é muito importante.

Verifique se você tem água suficiente para cobrir as bananas (se você precisar de mais água, coloque mais água para ferver). Feche a panela e deixe em fogo alto até que comece a pressão. Quando começar um ruído sibilante abaixe o fogo e cozinhe por 10 minutos. Desligue o fogo e deixe a pressão acabar naturalmente. Não abra a panela até sair toda pressão.

Descasque as bananas enquanto ainda estão quente. Em um processador de alimentos ou liquidificador, amasse as bananas com um pouco de água fervente (só para ajudar o processo de obtenção da massa). Você também consegue obter biomassa batendo as cascas de banana verde cozida.

Leve à geladeira em potes de vidro por até 3 dias. Ele pode ser congelado em porções para ser usado em várias receitas e podem ser armazenados até 4 meses no congelador.

Para usar a biomassa congelada leve para reprocessar se precisar de mais cremosidade, adicione 1 ou 2 colheres de sopa de água e cozinhe, mexendo constantemente até ficar cremosa novamente. Use a panela de aço inoxidável para não escurecer a massa durante os preparativos.

As cascas são ricas em fibras e proteínas e também podem ser usadas em muitas preparações. Gelo picado ou purê e usar em bolinhos, saladas, arroz, refogados com legumes e farinha de mandioca.

Biomassa pode substituir o leite condensado, creme de leite e maionese na preparação de alguns pratos. E o melhor de tudo ela é 100% natural.

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