Começando uma Alimentação Saudável

Em se tratando de alimentação e cuidados com a saúde a escolha de bons alimentos são essenciais. A alimentação da maior parte das pessoas é pouco diversificada e consiste basicamente em três tipos básicos de alimento, este podendo ser o cereal (arroz, trigo, milho, etc), uma raiz (mandioca, inhame ou batata) ou frutas que contém amido (exemplo da banana). Mas pensando na saúde, muitos outros alimentos podem ser consumidos juntamente com o alimento básico, tudo isso para que possamos ter nossas necessidades calóricas e nutricionais atendidas para nosso desenvolvimento de forma saudável.

Existem diversos outros tipos de alimentos que satisfazem nossas necessidades de uma forma melhor como:

Os grãos de leguminosas como a ervilha, o feijão, a lentilha, fava, o grão de bico e o amendoim. As leguminosas são ricas em alguns aminoácidos essenciais e pobres noutros. Por isso, devem ser ingeridas associadas com outros alimentos que completem essas deficiências, por exemplo, com cereais.

As Sementes oleaginosas como sementes de gergelim, girassol, castanha de caju, nozes, avelã, amêndoas, pistache, amendoim e a soja. As oleaginosas são ricas em muitos nutrientes, sendo fonte de proteínas, de gordura monoinsaturada, gordura poliinsaturada, vitamina E, magnésio, selênio, zinco e manganês, entre outros.

Os Alimentos vindos de animais e peixes, esses possuem muitos nutrientes. No caso desses alimentos algumas pessoas não comem carne devido a hábitos ou crenças;

Os Legumes e frutas sempre são uma excelente opção, principalmente verde-escuras e as frutas e legumes cor laranja;

Os Óleos, gorduras (como a margarina, a manteiga) e o açúcar em dosagem certa.

O segredo é a combinação

Uma boa combinação de alimentos básicos e alguns dos citados em cada refeição garante uma alimentação saudável.

Uma boa maneira de começar uma alimentação saudável é aprender a identificar os principais alimentos básicos que comemos em nosso dia a dia, com que frequência comemos certos tipos de alimentos como carne ou peixe, e o que nos impede de nos alimentarmos melhor.

A partir disso você já começará a observar seus hábitos e a melhorar sua alimentação. Compartilhe conosco quais são suas atitudes que você tem adotado para melhorar sua alimentação. Deixe um comentário abaixo!

Saúde sempre!

Começando uma Alimentação Saudável
5 (100%) 3 votos