Eritritol: O que você precisa saber sobre este açúcar Natural

Usado como um adoçante natural, o eritritol é cerca de 60 – 80% tão doce quanto a sacarose (açúcar). É usado principalmente em Goma de mascar, assados e bebidas e é encontrado naturalmente em peras, molho de soja, vinho, saquê, melancia e uvas.

Eritritol pertence a uma classe de compostos chamados álcoois de açúcar. Estas moléculas são como híbridos de um hidrato de carbono e um álcool (não contém etanol).

Existem muitos álcoois de açúcar diferentes. Eles podem ser encontrados em alimentos naturais como frutas, mas eles também são adicionados aos produtos de “sugar-free” de todos os tipos.

Estas moléculas são estruturadas como lhes dá a capacidade de estimular os receptores de sabor doce na nossa língua.

Álcoois de açúcar comum incluem xilitol, sorbitol, maltitol, para citar alguns. Mas eritritol parece ser um pouco diferente do que os outros. Para começar, ele contém muito poucas calorias:

Açúcar de mesa: 4 calorias por grama.

Xylitol: 2,4 calorias por grama.

Eritritol: 0,24 calorias por grama.

Sobre álcoois de açúcar

Álcoois de açúcar não são deve ser confundido com adoçantes artificiais. Devido à sua estrutura química única, o eritritol vai praticamente inalterado através do nosso sistema, sem causar qualquer um dos efeitos nocivos metabólicos do açúcar em excesso… ou os problemas digestivos associados com outros álcoois de açúcar.

Enquanto os álcoois de açúcar contêm menos calorias do que o açúcar, eles ocorrem naturalmente em plantas, como frutas e legumes.

Álcoois de açúcar, como malitol, sorbitol e xilitol, frequentemente são utilizados como substitutos de açúcar porque eles fornecem um sabor doce e não eleva o açúcar no sangue. Isto porque ele converte em glicose mais lentamente em seu corpo e não exigem muita insulina para metabolizar.

Além disso, álcoois de açúcar não causa cárie dentária, que é outra vantagem para sua utilização.

No entanto, como tudo em excesso o eritritol também pode causar gases, distensão abdominal e diarreia, mas isso pode variar de pessoa para pessoa. Mas isso não tira todos os benefícios encontrados no eritritol.

Excelente alternativa ao açúcar

Quando uma pessoa saudável ingeri eritritol, não há alteração no açúcar do sangue ou nos níveis de insulina. Não há também nenhum efeito sobre o colesterol, triglicérides ou outros biomarcadores.

Para as pessoas que estão com sobrepeso, com diabetes ou outras questões relacionadas com a síndrome metabólica, eritritol parece ser uma excelente alternativa ao açúcar.

A diferença de eritritol

Aqui estão algumas coisas que fazem o eritritol um proeminente como um álcool de açúcar.

  • Natural – é feito pela fermentação do açúcar natural encontrado no milho.
  • Não-calórico – enquanto a maioria dos álcoois de açúcar são de baixa caloria, eritritol tem zero calorias.
  • Não eleva o açúcar no sangue – eritritol é considerado adequado para as pessoas com diabetes porque não dispara os níveis plasmáticos de glicose ou insulina.
  • Fácil de digerir – mais de 90% de eritritol é absorvido no intestino delgado, assim chegar a quantidades mínimas do cólon onde outros álcoois de açúcar acabam causando diarreia e outros sintomas. Estudos têm mostrado que eritritol é ainda mais fácil de digerir do que xilitol.
  • Não carcinogênico – estudos mostraram o eritritol, como xilitol, não tem propriedades cancerígenas.
  • Antioxidante – eritritol ajuda a combater os radicais livres, responsáveis pelo processo de envelhecimento. Considera-se para ser mais eficiente do que outros álcoois de açúcar porque é tão facilmente absorvida e ainda não metabolizada (é excretado inalterado).

Eritritol já é utilizado em muitos outros países como o Japão, a União Europeia, México e Canadá.

Agora você pode saciar seus desejos por doces sem dar um passo para trás em sua saúde. E nada é mais doce do que isso!

Eritritol: O que você precisa saber sobre este açúcar Natural
4.8 (96.95%) 59 votos