Goji Berry: um fruto fascinante

Por séculos, herbalistas  no Tibete e a Mongólia recomendavam a utilização das pequenas frutinhas vermelhas, chamadas ‘Goji’ como remédio para uma variedade de problemas de saúde. Por isso Goji Berry recebeu muitos apelidos como goji, “berry feliz”, porque no folclore comum “comer goji de manhã levará a sorrisos todos os dias”.

A baga de goji tem sido usada por centenas de anos como um tônico na medicina chinesa. Durante a dinastia Tang (772-842 D.C.), o poeta Liu Yuxi escreveu um poema celebrando o fruto como sendo um “alimento de corpo e espírito”. Porém ainda a introdução a baga goji no mundo ocidental ainda é bastante recente, de modo a baga permanece uma fruta relativamente nova para uma grande fração da população do mundo. Então o que é uma Goji Berry? O que faz ela ser tão amada?

O que é uma Goji Berry?

Goji Berry crescem em pequenas folhas verdes que produzem uma fruta vermelha brilhante com uma forma mais parecida com uma uva passa. As frutinhas são extremamente delicadas, e durante a colheita, eles são agitados no pé em vez de ser escolhido. Para evitar que estraguem, são secadas lentamente na sombra. A textura de uma baga de goji é muito saborosa, e seu sabor é frequentemente descrito como um cruzamento entre uma uva e uma amora, ou melhor, um azedinho  doce.

O que faz o goji Berry tão potente?

Goji Berry é uma fonte rica em vitaminas e nutrientes com cada frutinha de goji contêm 18 aminoácidos diferentes e vitaminas B1, B2, B6, C e E. Acredita-se que as bagas de goji contêm mais beta-caroteno do que é encontrado em cenouras do mesmo tamanho. E a baga de goji é apontada como uma das mais ricas fontes de vitamina C no mundo. Acredita-se também que essa frutinha poderosa contêm zinco, ferro, cálcio, fósforo, selênio e germânio em quantidades variadas. Também é uma rica em muitas vitaminas e minerais essenciais à nutrição.

Com ação antioxidante a frutinha de goji tem uma grande quantidade de polifenóis como antocianina e resveratrol que tem a propriedade que proteger o corpo do envelhecimento precoce. É conhecida também pelo tibetano como a fruta da longevidade. Além de afasta doenças degenerativas como o câncer, por conter fitonutrientes conhecidos por betaina e germânio, e combatem a produção de radicais livres.

Com todas as suas propriedades faz com que essa seja um dos frutos mais fascinantes do mundo. E como não amar uma fruta que faz tão bem a saúde?!

Goji Berry: um fruto fascinante
5 (100%) 2 votos