O que é Alfarroba

Fruto da alfarrobeira ou Ceratonia Siliqua, também conhecida como Pão-de-João ou Pão-de-São-João, figueira-de-Pitágoras e figueira-do-Egito. A alfarroba é conhecida por ser o substituto do chocolate. Também é muito semelhante ao feijão, por crescerem em uma vagem, possui cor marrom a negro e sabor adocicado. Muito apreciada pela indústria alimentícia e principalmente por pessoas alérgicas ao chocolate.

A farinha de alfarroba e extraída da sementes da vagem que são torradas e moídas e muito utilizada para substituir o cacau por possui 0,7% de gordura e um alto teor de açúcares naturais (sacarose, glicose e frutose), em torno de 38 a 45. Em muitos países a alfarroba já está sendo acrescentada em vários doces.

Benefícios de saúde de alfarroba

As sementes de uma árvore de alfarroba são maravilhosamente nutritivas e benéficas à saúde humana. Pertencentes à família de ervilha e nativa da região mediterrânica, os frutos secos é usado frequentemente como um substituto para ingredientes em alimentos como laticínios, cacau, lanches e barras e cereais. E muito amado por pessoas a quem são alérgicas a chocolate, porque tem gostos parecidos e é fácil de usar em qualquer receita culinária.

Aqui estão 11 benefícios incríveis de alfarroba de adicionar à sua dieta.

  • Contém ácido gálico, que é usado como um anti-séptico, antibacteriano, antiviral, anti-alérgico;
  • Ajuda no bom funcionamento do sistema nervoso, músculos, coração e melhora o raciocínio;
  • Mantém a saúde da pele;
  • Possui as Vitaminas A, E, B1 e B2;
  • Rico em cálcio, magnésio e ferro
  • Não contém lactose, glicose, cafeína ou teobromina
  • Possui alta quantidade de fibras naturais
  • Reduz o colesterol
  • Rico em proteínas
  • Trata diarreia
  • Rico em potássio

Ajuda a reduzir o excesso de colesterol, devido ao sua alta quantidade das fibras. Outro efeito benéfico encontrado por essas fibras naturais e na flora intestinal que se forma uma proteção da membrana mucosa do intestino, bem como pela redução significativa da incidência de diarreias não determinadas, desordens nutricionais e incidência de úlceras.

Cura para o fígado

Nosso fígado é responsável por centenas de funções no nosso corpo que deveríamos ser mais conscientes de como mantê-lo saudável. Nosso fígado limpa as toxinas do sangue, processa os alimentos vindos dos intestinos O fígado também é capaz de desativar substâncias produzidas pelo próprio corpo, como hormônios, impedindo que haja excesso dos mesmos circulando pelo sangue. É o único órgão do corpo que pode se regenerar.

Nosso fígado é extremamente abusado em nossa sociedade, e muitas vezes por falta de informação. No entanto quando a alfarroba é adicionada à sua dieta ela pode desempenhar um papel importante em ajudar a curar nosso fígado. Ter um fígado saudável é vital para a curar o resto do nosso corpo, eu recomendo a qualquer pessoa que procura ter um estilo de vida mais saudável.

Alfarroba X Cacau

Para escolher entre o chocolate de alfarroba ou de cacau devemos levar em conta outras diferenças nutricionais. Os valores a seguir é o que valem a 2 colheres de sopa ou 20 gramas da versão em pó.

Calorias:

80 da alfarroba X 180 do chocolate

Caboidratos:

17,8 g da alfarroba X 5,6 g do chocolate

Proteínas:

0 g da alfarroba X 5 g do chocolate

Gorduras:

0 g da alfarroba X 2,2 g do chocolate

Fibras:

1,2 g da alfarroba X 0 g do chocolate

Sódio:

0 g da alfarroba X 12 mg do chocolate

O alfarroba é um alimento muito bom e seus benefícios são grandes para nossa saúde. No entanto, quando comprarmos produtos e alimentos feitos com alfarroba verifique de não ter sido acrescido de açúcar, gordura ou outro ingrediente que o deixe calórico.

O que é Alfarroba
4.7 (93.33%) 6 votos