Pasta de amendoim: benefícios para saúde

Quando criança adoramos comer pão com geleia ou pasta de amendoim. Mas quando crescemos, começamos a nos preocupar com a saúde e começamos a colocar os alimentos em uma balança e passamos a analisar tudo. E muitas vezes deixamos esse costume não fazer parte de nossa dieta.

Os benefícios de saúde da manteiga de amendoim não podem ser negados. Esta pasta que é o querido dos atletas e amantes da boa saúde tem muitos benefícios para sua saúde que não devemos ignorá-los. Então continue lendo…

Os benefícios de saúde da pasta de amendoim

Duas colheres de sopa de pasta de amendoim são o que você deve consumir, se você quer ficar do lado saudável da vida. Estas 2 colheres de sopa contém 7 gramas de proteína. Incluir essa pasta todas as manhãs nas torradas ou na tapioca vai fazer seu café da manhã ficar supernutritivo e saudável.

Como é um alimento rico em proteínas, quando você come a pasta de amendoim se sente mais cheio (saciado) por mais tempo. Além da proteína essa pasta também é bom para a construção e reparação dos músculos, que é importante se você malha.

Coração saudável

Se você gosta ou está pensando em incluir em suas refeições a pasta de amendoim, saiba que os benefícios da pasta de amendoim se a saúde do coração. Pois a pasta de amendoim tem sua parcela de alimentos saturados, mas como o azeite de oliva, também tem uma elevada percentagem de insaturados que auxiliam na prevenção de doenças cardiovasculares, uma vez que possuem a aptidão de reduzir os níveis de triglicerídeos e o colesterol sanguíneo, elevando o HDL (conhecido como colesterol bom) e diminuindo o nível do LDL (conhecido como colesterol ruim). Como consequência, há a redução da formação e/ou manutenção de placas de gordura no interior dos vasos sanguíneos, que podem levar à hipertensão arterial, infarto e derrame cerebral.

Este tipo de gordura é encontrado no azeite de oliva, castanhas, óleo de canola, abacate, semente de linhaça e determinados peixes, como atum, salmão, truta e cavala.

Quando consumidos em quantidades moderadas, a pasta de amendoim pode realmente melhorar a sua saúde do coração, especialmente quando comparado com aqueles que raramente ou nunca comem.

Rica em potássio

A maioria de nós consome muito sódio e muitas vezes não sabemos, o sódio pode causar estragos no seu sistema cardiovascular. A pasta de amendoim atua como uma excelente fonte de potássio e pode ajudar a combater os perigos do sódio.

Gordura saudável

Uma preocupação comum sobre comer manteiga de amendoim é o teor de gordura. No entanto, como mencionado acima o amendoim contém mais gordura insaturada do que a gordura saturada. Isto significa, é na verdade ela é uma grande fonte de gorduras “saudáveis”. Um corpo saudável precisa de uma boa fonte de gorduras saudáveis e como azeite de oliva e abacate, manteiga de amendoim é um alimento gordo amigável.

Aumenta a energia

Como já discutida, amendoim manteiga contém boas quantidades de proteína e gorduras saudáveis. Isso significa que ele contém muitas calorias que lhe dará muita energia para suas atividades. Outra vez, perfeito para uma refeição de manhã, que lhe dá uma energia para o dia.

Rico em fibra

Uma porção de 2 colher de sopa de manteiga de amendoim não só tem muitas proteínas, mas também lhe dá 2 gramas de fibra. O consumo adequado de fibra é importante para o funcionamento saudável do seu corpo e claro, você pode obter mais fibra de outras refeições, no entanto a pasta de amendoim pode ajudar a completar.

Perda de peso

Parece loucura, mas não é. Apesar de toda a gordura e sódio, a manteiga de amendoim é realmente bom para você. Devido ao seu teor de proteína e fibra, quando você come a pasta de amendoim você realmente sentir mais saciado por mais tempo. Isto significa, quando você comer a pasta de amendoim ela vai proporcionar uma sensação de saciedade e você vai reduzir a vontade de comer. Isto significa que você vai comer menos por isso é mais simples perder peso.

Embalado com nutrientes

Rico em proteínas, fibras, gorduras saudáveis, potássio, antioxidantes e magnésio e outros também. Uma porção de manteiga de amendoim tem pelo menos 3 mg de antioxidante e vitamina E. Além disso, você também irá receber o magnésio (cerca de 49g) que é excelente para construção de osso e recuperação muscular e uma quantidade pequena mas ainda importante (0,17 mg) de vitamina B6 que ajudará a aumentar a sua imunidade.

Você também pode encontrar uma pequena quantidade de zinco na pasta de amendoim e isto também pode atuar como um impulsionador da boa imunidade.

Agora se você gosta de cozinhar e adora fazer coisas saudáveis então aprenda como fazer pasta de amendoim de forma bem fácil.

Receita Pasta de Amendoim

Receita de pasta de amendoim integral

1 xícara de amendoim torrado (sem pele e sem sal)

1 colher de chá de açúcar stevia (você pode usar mel, açúcar de coco, açúcar mascavo ou demerara)

Modo de fazer

Comece colocando o amendoim em uma forma e leve ao forno baixo por cerca de 5 minutos, só para esquentar. Quando aquecemos o amendoim ele solta o seu óleo, por isso, não podemos torrar o amendoim. Coloque no processador ou no liquidificador, bata até que vire uma pasta, depois acrescente o açúcar e pronto. Se não ficar uma pasta homogênea, acrescente 1 colher de óleo de coco e bata bem. É bem simples. Guarde em um vidro esterilizado e deixe fora da geladeira para não endurecer. Você pode consumir com torradas e pães e em receitas específicas.

Você também pode fazer pasta de castanha de cajú, castanha do Pará, de nozes e até de nozes pecan. O processo é igual para fazer a pasta de amendoim você só muda o ingrediente principal.

Como fazer Pasta de amendoim caseira

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