O que causa a celulite

Casca de laranja, coxas de queijo cottage, as inimigas. Existem muitos nomes para a celulite, cada um deles terríveis o suficiente para nos fazer não querer falar sobre. Mas o que causa a celulite?

Hoje ainda sofremos com as imagens expostas em revistas em que o Photoshop magicamente suaviza a pele de cada mulher profissionalmente fotografada, e nos faz cada vez mais acharmos que somente nós na face da Terra temos a danada.

No entanto 98% das mulheres no mundo todo sofrem com esse mal. Sim, são 98% das mulheres! O que não é pouco. Mas parar de viver por um detalhe. Não devemos nos resumir só a isso, e que se dane a celulite!

Então não é porque você é gordinha que vai ter celulite, as magrinhas também sofrem com o efeito casca de laranja. Os especialistas ainda não conseguiram entender o que causa a celulite e porque só atinge as mulheres. Será que é a genética? Hormônios?

Alguns dermatologistas especializados em investigação no tratamento da celulite: Dr. Cheryl Karcher, uma nova-iorquina especialista em medicina estética e pesquisadora de celulite, que também possui mestrado em nutrição e metabolismo, Dr. David McDaniel, diretor do Instituto de investigação anti-envelhecimento e Professor Assistente de Dermatologia clínica na Eastern Virginia Medical School e Dr. Jeannette Graf, Professora clínico assistente de dermatologia no Mount Sinai Medical Center, em Nova York e autor de parar o envelhecimento. Desvendam alguns mitos sobre a celulite.

Apenas pessoas com sobrepeso tem celulite?

Karcher e McDaniel dizem que cerca de 98% das mulheres têm celulite. “Você pode ser magro como um palito e ter celulite. As supermodelos têm.” diz Karcher. O ganho de peso pode levar ao desenvolvimento de celulite mais, não é a única causa da pele ondulada. Mas quem é este mágico 2% das mulheres que não têm a celulite? Karcher diz é prováveis mulheres com pele mais grossa — uma tendência que temos visto entre as mulheres de ascendência africana.

O que causa a celulite é na verdade o desarmônico co-mistura de fibra e gordura. Abaixo da superfície da pele temos cordões fibrosos. Quando as células de gordura incham os vasos linfáticos presos nos compartimentos fibrosos podem projetar-se, enquanto os fios fibrosos ficam apertados, causando a pele esburacada.

Na maior parte das mulheres sofrem com a celulite. Já os homens raramente têm celulite a menos que tenham uma anomalia genética ou do cromossomo sexual. As mulheres têm fios de fibra vertical que ligam o topo da nossa pele ao músculo. Os homens, por outro lado, acredita-se que tem fios de fibra cruzados como um X, uma construção que não permite almofadas de gordura para se projetar. Porém ainda há muito para ser aprendido sobre as causas da celulite.

E para acabar com a celulite devemos ter uma alimentação saudável, dormir bem e fazer exercício regularmente, no entanto não podemos garantir que a perda de peso irá resultar em perda de celulite. Muitas vezes, se você perder peso, a celulite vai ficar melhor porque você pode diminuir as gorduras (almofadas) que são salientes. Mas às vezes, faz a pele ficar um pouco mais flácida o que facilita o aparecimento da celulite.

Já o uso de cremes não importa quão caro seja o creme ele não fará nada para minimizar a celulite, de acordo com Karcher e McDaniel. Pois o problema está abaixo da pele e os cremes não conseguem atingí-los. O que podem fazer, no entanto, é criar a ilusão de uma pele mais suave por causa da hidratação. O que é bom, pois com uma pele seca a celulite se torna mais aparente. Os produtos de bronzeamento em spray também tem o mesmo efeito.

Se você fizer a cirurgia

O tratamento mais recente no mercado, Cellulaze, que é uma cirurgia de uma hora de duração, que é projetada para você se livrar da celulite. Os médicos usam um laser para explosão de células de gordura nas camadas superficiais da pele. Cellulaze é por profissionais como o tratamento mais eficaz, mas não é garantia de dar pele perfeitamente lisa. Porém ainda não está disponível no Brasil.

Existem muitas opções quando se trata de procedimentos não-cirúrgicos, como terapia de onda acústica de ultra-som, terapia de radio frequência e usando um laser e uma fonte de luz que derrete a gordura e remodela as fibras. Cada tratamento requer visitas semanais por cerca de seis semanas. Estes tratamentos podem sim minimizar a aparência, mas provavelmente não eliminar 100% todas as ondulações e saliências.

Então, há algo que possamos fazer para eliminar a celulite?

Segundo McDaniel diz que a luz UV, juntamente com o tabagismo, pode contribuir para a gravidade da celulite, como ele acha essas coisas mais “danos ao colágeno, espessura da pele e elasticidade da pele.” Enquanto esta teoria, entre muitas outras, requerem mais investigação. Porém não devemos parar de cuidar bem de sua pele usando proteção solar de amplo espectro.

Além de ter acompanhamento médico, Dr. Graf sugere que tenhamos uma dieta saudável como uma forma de minimizar o alcance da celulite. “Evite alimentos produtos ácido, tais como Coca-Cola, Coca-Cola diet, bebidas alcoólicas e açúcar, siga também uma dieta mediterrânea em que é baseada grande parte com alta fibra e muita cor”. “Beba muita água e adicione limão para aumentar a alcalinidade, e faça exercícios, pois as atividades físicas pode desempenhar um importante papel também”. “Exercício estimula a drenagem linfática, bem como os tecidos mais profundos da massagem, útil em aliviar os sintomas da celulite” ela diz.

Enquanto tratamentos futuros estão sendo estudados para proporcionando tratamentos mais eficazes, a única coisa que funciona totalmente quando tentamos eliminar as más vibrações que vêm com covinhas da pele é reformular um cérebro.

Karcher lembra-nos que ter ondulações nas coxas, bunda e até mesmo área do abdômen é a norma. “Francamente, ele deve ser considerado uma coisa normal, não há problema,” ela diz. “Sim, não é atraente nestes dias e idade, mas há muito tempo era [considerado] atraente.”

O que você tem que fazer é cuidar de si mesmo. Mas, uma vez que você colocar isto em perspectiva, juntamente com a noção de que, a partir de agora, não há nenhuma “cura” para a celulite, é mais fácil aceitar e colocar energia em coisas que importam e viver melhor.

O que causa a celulite
5 (100%) 1 voto