7 alimentos para ganhar massa muscular

Para ganhar massa muscular você não pode apenas fazer musculação, você terá outras tarefas entre elas uma boa alimentação, consumir os alimentos que melhorem seu desempenho antes, durante e depois dos treinos é fundamental para conseguir aumentar a massa magra.

Alimentos para ganhar massa muscular

Confira uma lista com 7 alimentos de fácil acesso e com excelente custo x benefício:

  1. Batata Doce

    Esse alimento é fácil de ser encontrado e faz grande sucesso entre aqueles que desejam ganhar massa muscular, pois possui baixo índice glicêmico (IG). Assim como nas massas integrais, a batata doce é absorvida de forma mais lenta do que a batata inglesa, isso gera mais energia de forma constante e faz com que a eficiência do treino seja mantida por mais tempo, além disso uma excelente fonte de carboidrato, cálcio e vitaminas A e B.

  2. Frango

    Uma excelente fonte de vitaminas do completo B (em especial B2, B6 e B12), também possui grandes concentrações de aminoácidos essenciais para o ganho muscular e enzimas, ele possui pouca quantidade de gordura saturada se comparado as carnes vermelhas. Bom já sabemos que as proteínas animais são as melhores para os músculos, mas isso requer alguns cuidados para evitarmos as gorduras e o colesterol, e na hora de preparar deve-se limpar bem e retirar a pele, dessa maneira aproveitamos o que ele tem de melhor e nos mantemos saudável.

  3. Ovos 

    Um alimento de baixo custo, fácil de ser encontrado e muito utilizado por todos que desejam criar massa muscular de forma acelerada. O ovo deve estar presente em sua dieta, sem ele seu ganho muscular será mais lento, ele possui mais proteínas que a carne e também a vitamina B12 (ajuda na contração dos músculos e na redução dos níveis de gordura no organismo). A clara de ovo é considerada uma proteína completa e de alta qualidade, ela possui aminoácidos com importantes funções na regeneração dos tecidos musculares. Procure consumir ovo depois dos treinos para ajudar a recompor as energias gastas com as atividades.

  4. Iogurte

    O iogurte é uma excelente fonte de proteína e um excelente alimento pós-treino, para se ter um melhor aproveitamento deve-se consumir logo após o término das atividades físicas ou no máximo 30 min. depois, isso ajuda na recuperação, nesse período a proteína tem melhor proveito para reconstituição do músculo.
    Dica, para ter um melhor aproveitamento ainda adicione um carboidrato de alto índice glicêmico (ex. geleia ou mel), a combinação com o carboidrato de digestão rápida aumenta a eficiência na reconstituição e desenvolvimento do músculo. Mas atenção, o iogurte deve ser sem açúcar pois o objetivo não é engordar e sim ganhar massa muscular. Isso tudo ajudará a impedir a queima de massa muscular, pois seu metabolismo estará acelerado e ajudará apenas na queima de gordura.

  5. Tofu

    Poucas pessoas conhecem o queijo de soja e muitas não gostam do seu sabor, mas esse alimento é um dos produtos à base de grão que possui grande concentração de proteína e cálcio, que ajuda a proteger os músculos e ossos, além ser rico em magnésio (ajuda a melhorar o desempenho físico, e é importante para a contração muscular), mineral que evita o enfraquecimento dos compostos que participam do processo de fornecimento de energia.
    Ainda não acabou, com tantos benefícios, o que mais contribui para ganho de massa muscular no Tofu são as isoflavonas, elas ajudam a equilibrar os hormônios femininos, e quando eles estão em equilíbrio o acúmulo de gordura é reduzido, e os resultados dos músculos trabalhados aparecem mais rápido.

  6. Banana
    O que dizer dela, é barata, prática e traz grandes benefícios. Uma excelente fonte de potássio (mineral que participa da produção de glicogênio), traz grandes benefícios para o ritmo cardíaco, contra fraqueza muscular e as temidas câimbras. Você pode consumir minutos antes de malhar, ela possui ação rápida no organismo e você precisará de energia no momento do treino.
  7. Água
    Hidrate-se, poucos sabem, mas beber água ajuda a eliminar toxinas e prolonga a vida renal, assim como as plantas que não se desenvolvem sem água, os músculos são iguais, quanto maior a hidratação do corpo mais rápido será o crescimento muscular, eles precisam de muita água, quando eles desidratam você se sente cansado mais rápido, com menos força e mais lento. Nos dias que for fazer atividade física beba água antes, durante e depois do treino e em pequenas doses.

Para finalizar, vimos uma lista com 7 alimentos para aumentar a massa muscular, mas existem muitos outros alimentos que podemos adicionar ou substituir desta lista.

Então, agora você sabe que não adianta ficar apenas fazendo exercícios e elevar seu treino sem uma alimentação equilibrada. Na dúvida você deve consultar um médico ou nutricionista para fazer aquela dieta especial para seu metabolismo.

7 alimentos para ganhar massa muscular
4.5 (90%) 2 votos