Aprenda a Meditar

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5 passos para se tornar um praticante de meditação

A meditação é muito popular e por boas razões também. Além de ter uma enorme gama de benefícios. Se você tiver decidido desfrutar desses benefícios também, boa escolha! No entanto, aprender a meditar para os iniciantes pode ser um pouco confuso, por ter tantos métodos. Neste artigo vamos dar uma olhada em algumas dicas simples para que você aprenda a meditar.

Primeiramente, não se preocupe em fazer certo, ou aprender a meditar perfeitamente. Como já falamos anteriormente, há vários métodos diferentes de meditação e todos são bons. O que você tem que fazer é experimentar alguns e ver o que funciona bem para você. No entanto, se você está começando a meditar sozinho, é bom manter as coisas simples, e não ficar preso em técnicas complexas.

E para ajudar você a começar separei 5 passos simples para você começar a meditar:

  1. Use roupas confortáveis

A roupa é uma peça fundamental na meditação, então certifique-se que você está vestindo roupas soltas e confortáveis. Não use nada apertado ou restritivo, ou qualquer outra coisa que cause desconforto. Você quer se concentrar no que está acontecendo em sua mente e não se distrair com problemas físicos, né?

  1. Encontre um lugar tranquilo

Outro ponto fundamental é encontrar um local de meditação que seja tranquilo e que você não seja perturbado. Muitas pessoas gostam de meditar deitado na cama, ou sentado em uma cadeira confortável. Você pode sentar de pernas cruzadas no chão ou usar a posição de lótus, se você quiser, mas não se preocupe você tem que procurar uma posição que você esteja se sentindo bem. Vale lembrar, não importa a posição, a chave é estar confortável, assim você pode permitir que seu corpo relaxe e perca a consciência dele.

  1. Feche os olhos e respire profundamente

Já estando confortável, agora feche os olhos e comece a respirar profundamente. Se você tem a respiração superficial como a maioria das pessoas tem, procure respirar sem pressa ou ansiedade e lembre-se de deixar tudo para depois e aproveite o momento da meditação como uma hora completamente sua.

  1. Concentre-se em sua respiração

Mantenha sua atenção na respiração que entra e sai do seu corpo. Meditação da Respiração  é uma das maneiras mais simples e eficazes para meditar, e é recomendado para os iniciantes. Você pode manter o seu ponto de atenção nas narinas, observe a respiração entrando e saindo de seu nariz. Se sua mente vaguear (como provavelmente vai) apenas traga suavemente a atenção para a respiração.

Continue respirando por quanto tempo você quiser. Mas se você está apenas começando, uma sessão de meditação 10 a 15 minutos, provavelmente será suficiente, mas é claro que você pode continuar por mais tempo se quiser.

https://www.youtube.com/watch?v=U4lFsPXhS3M

  1. Pratique diariamente a meditação

No dia seguinte, volte ao seu local de meditação e repita a meditação. Pois ela não terá tanto valor se você fazê-la de vez em quando. E os benefícios reais só vêm uma vez que você estabeleça uma rotina consistente. Com a prática, você irá relaxar mais fácil e focar a sua mente.

Se você tem dificuldade para manter sua atenção focada em sua respiração, pelos turbilhões de pensamentos, não se desespere. A maioria dos iniciantes têm dificuldade nesta área, e se você quer melhorar suas habilidades com foco, você pode melhorar sua prática de meditação, ouvindo uma gravação de arrastamento das ondas cerebrais para estimular seu cérebro.

Essas gravações contêm sons de frequências específicas que têm um efeito direto sobre o cérebro, suavizando sua mente e fazendo com que você atinja um nível de relaxamento profundo. O tipo mais comum de gravação de arrastamento das ondas cerebrais é binaural beats, embora também possam ser utilizados monaural beats ou tons isocrônico, todos os três tipos são muito eficazes.

É recomendado o arrastamento das ondas cerebrais para quem quer tirar o máximo das suas sessões de meditação. É especialmente eficaz para iniciantes, pois ela pode ajudá-lo a alcançar níveis de relaxamento e foco que muitas vezes só vem depois de meses ou até mesmo anos de prática com técnicas tradicionais.

Atualmente podemos encontrar variações na meditação, escolha a sua e comece a pratica agora mesmo:

Meditar em casa

Meditação para dormir

Meditação matinal

Meditação caminhando

Meditação relaxamento

Se você quer saber mais leia também Yoga para Iniciantes e aprenda mais como iniciar nessa prática.

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