Como Meditar – Passos básicos para Meditação

Milhões de pessoas meditam por todo mundo e entre eles estão grandes líderes. Você não tem que ser um místico, xamã, sacerdote ou uma pessoa totalmente “espiritual” para saber como meditar e desfrutar dos benefícios da meditação.

Para meditar você vai precisar de 5 a 15 minutos, porém pode ser um tempo bem maior. Mas se você está iniciando no mundo da meditação esse tempo já é suficiente. Para mim e para milhões de pessoas, a meditação é apenas um exercício para acalmar a mente e o corpo. E Isso é uma coisa maravilhosa! Aprendi muito após estudar sobre meditação emocional.

O objetivo da meditação é apenas para acalmar a mente. Quando nossa mente é calma e pacífica, podemos nos libertar da preocupação, stress, depressão e conseguimos entrar em um estado de consciência ou simplesmente não pensar em nada – apenas sentir paz. Agora quando deixamos nossa mente com pensamentos descontrolados nós reagimos a tudo sem pensar ao invés de responder com calma os eventos externos que recebemos constantemente. Nossa mente não é pacífica, vivemos sempre com um turbilhão de pensamentos invadindo nossa mente. E muitas vezes é difícil perceber a felicidade, principalmente quando estamos com nossa mente ocupada com coisas que nem sempre são importantes.

Se você se disciplinar e praticar a meditar todos os dias, você vai acalmar sua mente e simplesmente se sentir melhor, mais leve. Você se torna mais consciente e aberto a vida e tudo que acontece. Quando você pratica a meditação logo ao amanhecer e à noite ela ajuda você a começar seu dia com um melhor estado de espírito e ter um sono mais tranquilo e acordar com mais energia.

A maioria das pessoas inclusive eu, acham difícil controlar o que os especialistas em meditação chamam de “mente de macaco” ou melhor é a mente que pula para todo o lado e nunca fica num lugar só. Todos os tipos de pensamentos rolam e é difícil se concentrar e meditar. Isto é normal. A razão é porque a mente não controlada é reativa às circunstâncias externas e hábito arraigado.

No entanto…

Ao dedicarmos as técnicas básicas de meditação e praticá-la diariamente, dentro de um curto espaço de tempo nós podemos remover da nossa mente tudo que causam todos os nossos problemas e sofrimentos. E logo nós iremos experimentar um estado de paz interior.

Então como meditar

A melhor maneira para começar é com uma meditação de respiração simples. Escolha um lugar tranquilo para meditar e se sentar em uma posição confortável. Você pode sentar-se na postura de pernas cruzadas tradicional ou em qualquer posição sentada confortável. A maioria das pessoas ainda prefere se sentar em uma cadeira. Certifique-se de que, quando você estiver meditando você mantenha as costas retas para evitar que sua mente se torne lenta ou sonolenta.

Sente-se com os olhos parcialmente fechados ou levemente fechados, em seguida, voltar sua atenção para sua respiração. Respire naturalmente através das narinas e sem tentar controlar a respiração. Concentre seus olhos em um ponto entre as sobrancelhas. É um grande ponto focal e tem outro propósito para estudo posterior. Além disso, se preferir pode ter música de meditação no fundo. Como você se acostumar a meditação, você não vai precisar de qualquer áudio de apoio.

Agora, tome consciente da sensação da respiração que entra e sai das narinas. Essa sensação é nosso objeto de atenção meditativa. Concentre-se na sua respiração.

Porém…

Sua mente vai ter pensamentos que vão tentar levá-lo para longe de sua meditação. Observe-os e deixe-os ir. Retorne para a respiração. Você deve tornar-se consciente de como sua mente está sempre trabalhando e que você pode controlar o foco. Este é um maravilhoso hábito que você irá desenvolver com o tempo e prática. Repita esse retorno quantas vezes forem necessárias até que a mente apenas se instale na respiração.

Você vai descobrir que a prática diária, primeiro na parte da manhã, por último, à noite, seus pensamentos perturbadores vão diminuir e você vai experimentar uma sensação de paz e relaxamento interior. Medite por pelo menos 30 dias e veja a diferença em sua vida! Apesar da meditação da respiração ser uma etapa básica da meditação, é muito poderosa.

Apenas fazendo esta meditação de respirar por quinze a trinta minutos a cada dia, você vai reduzir o estresse. Você realmente vai experimentar uma sensação de calma na mente, e muitos de seus problemas habituais acabarão. Situações difíceis se tornará mais fácil de lidar, você naturalmente vai se sentir caloroso, e suas relações com as outras pessoas vão melhorar.

Então podemos concluir…

Quando meditamos nossos pensamentos descontrolados diminuem, nossa mente desenvolve um estado calmante profundo de felicidade e um sensação de contentamento surge dentro de nós. Este estado de espírito é quem realmente somos. Passamos a ter uma visão mais clara da vida. Na realidade, tanto o estresse e as tensões que normalmente experimentamos vem da nossa mente, e muitos dos problemas que enfrentamos, incluindo problemas de saúde, são causados ou agravados por esse estresse e a meditação ajuda com todas as questões.

Como Meditar – Passos básicos para Meditação
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