Meditação andando

Se você é o tipo de pessoa que acha muito difícil ficar parado com os olhos fechados enquanto você medita, então a meditação andando pode ser uma boa saída para você.

Porém não pense que na meditação andando é só sair caminhando e só. A pratica dessa meditação requer quatro componentes para se tornar uma meditação de passeio:

  • Tornar-se consciente da sua respiração;
  • Perceber o seu entorno;
  • Ser consciente e atento ao movimento do seu corpo;
  • Tomar algum tempo para refletir sobre a sua experiência de meditação.

Torne-se consciente da sua respiração, da mesma forma como faria no processo de meditação com a respiração. Observe cada respiração como você respira e depois expire novamente.

Torne-se consciente do ar enchendo seus pulmões e use cada expiração para enviar quaisquer pensamentos perturbadores para fora do seu corpo.

Quando você começar a perceber o mundo ao seu redor, provavelmente você vai se surpreender. Pois sempre estamos tão ocupados com as coisas do dia a dia que não percebemos o que tem ao nosso redor. Quando você estiver caminhando por ai, aproveite para meditar, observe as diferentes cores que você vê as construções, observe a natureza e sua singularidade.

Preste atenção nos diferentes sons, não basta só notar as cores. Pode haver um canto de pássaros, o barulho ou a conversa de pessoas ou animais. Conscientemente entre em sintonia com estes sons diferentes. Observe as diferentes músicas cantadas pela natureza. Quando praticamos a meditação andando, nós permitimos observar coisas que muitas vezes passam despercebidas em nosso dia a dia.

Se você estiver em uma área urbana, preste atenção aos diferentes ruídos de tráfego. Perceba o motor do carro cada um soa um pouco diferente do outro. O mesmo acontece com o som das rodas sobre as diferentes superfícies de rua. Você vai perceber coisas que você nunca percebeu antes.

Há também o cheiro que preenche os nossos sentidos. Talvez o aroma de grama recém-cortada, o cheiro que ocorre após uma chuva de verão ou o cheiro doce de pão recém saído do forno de uma padaria. Há uma abundância de cheiros em nossa atmosfera e as chances são de que a maioria destes já tenha passado por sua consciência e não nós demos conta.

Sintonize-se com o movimento do seu corpo. Comece a notar a leve pressão nas solas dos seus pés enquanto você caminha. Esteja ciente do ar acariciando sua pele, se o dia está calmo ou ventoso. Do sol que aquece seu corpo. Preste atenção ao movimento do seu corpo enquanto você anda. Sinta como seus braços balançam. Observe como você mantém sua cabeça. Mude a sua atenção para as diferentes partes do seu corpo, observe como você está andando, você vai ficar fascinado com o que você vai encontrar.

Meditação andando

Depois de ter concluído a sua meditação andando, comece aos poucos tomando consciência do seu mundo normal. Durante este período, realizamos mentalmente a consciência de seu corpo e do mundo ao seu redor, que muitas vezes não temos consciência. Pense no que você pode fazer para melhorar a sua experiência, para uma próxima vez que você for fazer uma meditação andando seja uma experiência única.

Pratique sempre que puder esse tipo de meditação, pois ela fará você dar um “break” em sua vida agitada e passar a observar a beleza que está ao seu redor e agradecer cada dia pela sua existência.

Um curso que pode lhe ajudar a conhecer mais sobre esse tema é a Meditação Emocional, através dela poderá aprender a quietar sua mente alcançar o equilíbrio emocional, além de muitos outros benefícios.

Então boa meditação!

Meditação andando
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