Meditação em Casa

Meditação-em-casa750x410

Com o ritmo eletrizante que temos diariamente, com a casa, os filhos, escola e ainda dar conta de nós mesmo, nos deixa com uma sobrecarga enorme que nos leva ao estresse, e passamos a nos sentir infelizes. E através da meditação podemos começar a controlar o estresse e reduzir a ansiedade, e aumentar o poder de concentração e percepção mais sutil, também chamado por muitos como “tato intuitivo”, e de relaxar nosso corpo e encontrar a paz interior que tanto buscamos.

Hoje podemos contar com a meditação como aliada para controlar nossas emoções e aprender a olhar a vida de uma forma mais harmoniosa e sem estresse. Além de fácil a meditação é acessível a qualquer pessoa e você pode praticar a meditação em casa.

E para começar…

Como em toda meditação, devemos começar com a escolha de um lugar calmo e longe das interferências externas. Com o tempo e prática você conseguirá meditar em qualquer lugar.

Sente-se

A posição mais comum na meditação é a sentada. Você pode escolher sentar na cadeira ou se preferir pode ser no chão na postura de pernas cruzadas tradicional e em cima de uma almofada, o importante é estar confortável. Sente-se com a coluna, desde a nuca até a parte inferior das costas a mais ereta possível, sem sentir desconforto.

Feche os olhos e relaxe

Feche os olhos e sinta seu corpo, relaxe cada parte, uma de cada vez. Comece com os pés e continue por todo o seu corpo não se esquecendo das partes que guardamos mais tensão como: os ombros, pescoço, olhos, face, mandíbula. Coloque a língua contra o céu da boca. Seus lábios devem estar um pouco separados, e seus dentes devem se tocar sem estarem apertados.

Faça silêncio

Depois de relaxar continue com os olhos fechados e fique em silêncio. Mas esteja atento a todo seu redor. Mantenha-se calmo, não reaja, nem tente mudar nada. Basta ficar quieto e atento.

Pois quando meditamos não paramos de pensar, mas nos concentramos apenas em uma coisa.

Respire

Comece a observar sua respiração, respire de forma mais profunda mantenha o foco nas narinas, e observe a respiração entrando e saindo de seu nariz. Essa sensação é nosso objeto de atenção meditativa. Se sua mente vaguear apenas traga suavemente a atenção na respiração de volta.

Repita um mantra

Você pode escolher um som, uma palavra ou uma frase que possa ser repetida durante sua meditação. Os mantras além de trazer benefícios espirituais, vibracionais e transformadores, pode também ser um ponto de foco durante a meditação. Muitos iniciantes costumam repetir a palavra “Entra” quando inspiramos e “Sai” quando expiramos. Podemos repeti-los em voz alta ou silenciosamente para nós mesmos.

Não perca o foco

Sua mente vai ter pensamentos que vão tentar levá-lo para longe de sua meditação. Você deve observá-los, reconhecê-los e deixá-los ir. Retorne para a respiração. Você deve tornar-se consciente de como sua mente está sempre trabalhando e que você pode controlar o foco. Este é um maravilhoso hábito que você irá desenvolver com o tempo e prática. Repita esse processo quantas vezes forem necessárias até que sua mente apenas se foque na respiração.

Duração

Não existe um tempo certo para ficar meditando. Porém no começo, podemos meditar em períodos de 10 a 15 mínimos diariamente. E com o tempo você poderá se prolongar um pouco mais conforme se sentir confortável. Uma dica é usar um timer ou despertador para avisar.

 Como terminar

Quando tiver dado o tempo determinado por você, comece a trazer sua mente a tomar consciência do entorno. Mexa suavemente os dedos, as mãos, os braços, os pés. Abra os olhos e dê um tempo para se levantar.

O mais importante quando praticamos a meditação em casa é manter o foco e disciplina e logo essa pratica se tornará um estilo de vida.

Aprenda outras maneiras de meditar.

Meditação em Casa
Avalie esta postagem