Meditar

Muitos ainda se perguntam o porquê meditar? Mas na verdade eles ainda não sabem os benefícios que esta pratica nos traz, principalmente no mundo atual onde tudo é uma correria. E para isso temos primeiro que aprender o que é meditação.

Meditação significa o esvaziamento do conteúdo da consciência, é deixar a mente livre de todos os pensamentos negativos e de todas as impurezas, melhorando a qualidade dos pensamentos e diminuindo o ritmo mental. Só assim a mente pode ser totalmente tranquila.

A palavra meditação vem do latim, meditare, e significa “ir para o centro”, no sentido de desligar-se do mundo exterior e voltar atenção para dentro de si. Meditação em sâncristo é dhyãna, que significa “pensar ou refletir”

O principal objetivo da meditação é disciplinar a mente e desenvolver suas potencialidades e compreender aquilo que antes não compreendíamos; ver o que antes não víamos. A meditação também é um dos elementos-chave para a autocura. E através da meditação podemos encontrar a força interior, clareza e prontidão emocional para enfrentar as mágoas do passado, traumas e dores.

Meditar: A mente se torna seu melhor amigo

A meditação está diretamente relacionada a uma mente calma. Quanto mais nos concentramos, mais atingimos níveis de conexão com nosso eu superior, mais a mente tem um controle em nossas vidas.

Quanto mais nós enfrentamos nossos medos e emoções profundamente arraigados, mais nossas mentes começam a abrir e se tornar mais flexível. Nós todos sabemos que nossa mente pode ser o nosso pior inimigo, mesmo que seja através de pensamentos negativos, julgamentos independentes ou suposições ruins e especulações. Porém, existe uma maneira de permanecer aberto e relaxado, mesmo com todos estes tipos de pensamentos acontecendo. Quando somos capazes de permanecer aberto e descontraído, podemos ouvir os sussurros, as palavras da verdade de nossa inteligência superior. E podemos conseguir tudo isso através da meditação.

Mantenha-se focado

A prática da meditação adequada nos guia para nos concentrar na única realidade que existe, a realidade última, e que o amor é a coisa mais importante, todos nós somos gemas de luz e a separação é meramente apenas uma ilusão. Somos espírito em um corpo material. Muitos estão enganados ao pensar que somos um ser material com experiências espirituais. E através da meditação você continua a visitar este lugar em seu interior que está livre do sofrimento e está ligado a toda a inteligência no Universo. Você começa a ver que as metas e prioridades da sua vida começam a se alinhar com seu propósito e para o bem maior. Este alinhamento traz significado para a sua vida, tende a detectar relacionamentos ricos e encontrar satisfação na realização de seu propósito.

Então, por que meditar?

Porque através da Meditação podemos encontrar a relação direta e percepção com o que é, plena consciência de tudo o que está acontecendo no momento presente. Não é a consciência obscurecida por experiências passadas e seus desejos para experiências futuras. Você se torna vazio de tudo isso. Você, em seguida, esvazia o conteúdo de sua consciência. Só então você pode esperar conseguir alguma paz e prosperidade eterna. Só então você pode ser livre da dor e do sofrimento, e encontrar a liberdade total.

Há tantos segredos que a Meditação irá revelar a você. Há tantas maneiras que a Meditação pode tornar a sua vida mais fácil e mais gratificante. Venha explorar esses segredos comigo agora, lendo também:

Como fazer meditação

Meditar
4 (80%) 1 voto