O que é Pilates e seus benefícios

Pilates é um método de condicionamento físico e mental que foi criado pelo alemão Joseph Pilates (1880 – 1967) que proporciona o alongamento e o fortalecimento do corpo de forma integrada. Com a prática regular você irá conseguir uma barriga mais lisa, melhorar a força, a flexibilidade, melhorar a coordenação e o equilíbrio tanto postural como emocional. Atualmente o Pilates é considerado o método mais eficiente de condicionamento físico.

O princípio básico do Pilates definido por Joseph como “o controle consciente de todos os movimentos musculares do corpo. É a coordenação completa entre corpo, mente e espírito.”

Os exercícios do método Pilates, na sua maioria, são realizados deitados, havendo assim diminuição do impacto nas articulações de sustentação do corpo. Dessa forma, pessoas de qualquer idade podem se beneficiar do método, e melhorar a qualidade de vida.

O método Pilates visa o movimento consciente sem fadiga e dor, e está baseado em seis princípios: a respiração, o controle, a concentração, o movimento harmônico ou fluidez de movimentos, o centro de força e a precisão. Por apresentar pouca contraindicação pode ser aplicado em todas as pessoas exigindo apenas algumas alterações para cada caso, enfatizando que o método seja individualizado.

Os aparelhos mais usados são: reformer, cadillac ou trapézio, cadeira, barril e unidade de parede.

Segundo Pilates, os benefícios do método só dependem da execução dos exercícios com fidelidade aos seus princípios.

Ao praticar Pilates procure pessoas e locais habilitados para proporcionar a obtenção de muitos benefícios para sua saúde e qualidade de vida.

Conheça agora 7 benefícios de se praticar Pilates:

  • Estimula a circulação
  • Melhora o condicionamento físico;
  • Melhora a flexibilidade, a força;
  • Melhora o alongamento e o alinhamento postural;
  • Melhora a respiração e a autoestima e reduz o stress.
  • Alívio nas dores crônicas;
  • Aumenta a concentração mental .

O que é Pilates e seus benefícios
4.5 (90%) 2 votos