Pilates X Osteoporose

O Pilates tem encontrado a cada dia mais adeptos ao método que promete trazer benefícios para o corpo todo. Além do mais ele também é um grande aliado na luta contra a osteoporose uma doença que afeta milhares de pessoas em todo mundo.

Conhecida por deixar os ossos porosos e frágeis, aumentando a chance de fratura de forma espontânea óssea em idosos, especialmente as mulheres mais velhas. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a osteoporose está ligada aos níveis do hormônio chamado estrógeno, que é responsável por manter o equilíbrio entre a perda e o ganho de massa óssea do corpo e se o nível de estrógeno cai os ossos agregam menos cálcio.

Pilates exercíciosEste hormônio mesmo em menor quantidade está presente nos homens também. Com nosso envelhecimento, a perda da massa óssea se torna inevitável.

Além de ser um método que luta contra a osteoporose, o Pilates utiliza equipamentos especializados e exercícios específicos para tonificar e fortalecer o corpo. E também tem sido indicado como parte de um programa para aumentar a densidade óssea ou prevenir a perda óssea.
São recomendados pelo menos 30 minutos de atividade física diárias para prevenir a perda óssea. Exercitar-se faz com que seus ossos sejam expostos a um leve estresse, e assim fortaleçam. E o Pilates, é particularmente eficaz na construção de ossos por serem exercícios de treinamento de força, ou seja, envolvem o trabalho com resistência.

Conforme o Sherri R. Betz, um fisioterapeuta e autor de ” The Osteoporosis Exercise Book: Building Better Bones “, afirma que em um ano de prática dos exercícios de Pilates, você pode reconstruir até vinte por cento do osso perdido.

Entretanto é necessário lembrar que para o inicio da prática a autorização médica é necessária.

Não deixe de ler também os Benefícios do Pilates para  homens.

Pilates X Osteoporose
Avalie esta postagem