Benefícios da Canela

Essa poderosa casca possui uma série de benefícios para sua saúde. Originária da Ásia ela é uma das especiarias mais antigas e consumidas do mundo para aromatizar, colorir e dar sabor. Descubra neste artigos vários benefícios da canela.

Conheça alguns Benefícios da Canela

Ela ajuda a prevenir e combater o diabetes, controlando os níveis de açúcar no sangue e aumentando a sensibilidade à insulina (cromo). Além de ter forte ação antioxidante e anti-inflamatória colabora também para a prevenção de doenças degenerativas como o Alzheimer e tumores e ainda ajudando a combater resfriados.

Contribui também para o emagrecimento por ter uma ação termogênica. Estudos apontam que essa casca maravilhosa ajuda a diminuir o colesterol total e o ruim, LDL, e também os níveis de triglicérides.

E não para por ai, ela também exerce um papel importante em nossos índices glicêmicos, tem efeito anti-inflamatório, antifúngico e bactericida, além de ajudar na redução do colesterol.

Canela: uma especiaria rica

É uma especiaria rica em diversos tipos de antioxidantes e compostos bioativos, contribuindo de diferentes formas para a saúde. Os compostos cinamaldeído, cumarinas e proantocianidinas são os responsáveis pelo sabor e aroma da canela, assim como por seu efeito hipoglicemiante.

A canela tem a habilidade de melhorar a função dos receptores de insulina, isso faz com que as células aumentem sua capacidade de reconhecer o hormônio e contribuir para metabolizar o açúcar e controlar os níveis de glicose no sangue.

Conheça outros benefícios da canela para sua saúde:

Tem propriedades antifúngicas, bactericidas e antivirais. Ela exerce efeito imunomodulador, contribuindo com a melhora da resposta do organismo contra vírus e bactérias.

Ajuda na digestão, principalmente quando misturada ao mel. O mel tem enzimas que facilitam a digestão e a canela efeito antibacteriano, antiespasmódico e anti-inflamatório;

Combate infeções das vias respiratórias ela tem um efeito secante nas mucosas e é um expectorante natural;

Tem ação anti-inflamatória e ajuda no emagrecimento, graças ao seu efeito termogênico.

É rica em antioxidantes, que combate os radicais livres e previne o envelhecimento precoce das células. Promove o controle dos níveis de colesterol no organismo.

É uma fonte excelente de manganês, de fibra dietética, de ferro e de cálcio. A combinação de cálcio e de fibra pode ajudar a não utilizar a bílis, que evita causar dano às células, e consequentemente prevenir o câncer de cólon. A fibra também pode ajudar com o alívio da prisão de ventre ou a síndrome de intestino preso.

Melhora a relação sexual, a canela é afrodisíaca e melhora a circulação sanguínea, aumenta a sensibilidade e o prazer, o que também favorece e muito as relações.

– Evita a enxaqueca e dores musculares

– E é um ótimo calmante!

Como usar a canela

Podemos encontrar tanto a canela em casca (canela em pau), canela em pó, em supermercados e feiras e como óleo de canela, e pode ser encontrados em lojas de produtos naturais ou farmácias de manipulação. Uma forma de aproveitar os benefícios da canela é tomar o seu chá sem açúcar.

Chá de canela

Ingredientes

Água filtrada

1 pau de canela ou 1 colher de chá rasa de canela em pó

Modo de preparo

Deixe a água ferver até o ponto de borbulhar deligue e coloque o pedaço de canela ou a colher. Tampe e deixe abafado por cerca de 15 minutos beba o chá ainda quente. Você pode adoçar com uma colher de chá de mel.

Atenção: Não se deve utilizar mais do que uma colher de chá rasa do pó ou uma unidade do pau de canela na sua preparação. A canela em pau ou pó não devem ser fervidos com a água, pois esse processo causa a perda da maior parte dos nutrientes que tornam a canela tão rica e benéfica para a saúde.

Consumo em excesso

O consumo do chá de canela em grandes quantidades pode causar diarreia, levar a intoxicação, cãibras musculares e hipoglicemia. Por isso cuidado! Não passe de três xícaras ao dia.

Os benefícios da canela são inúmeras, mas seu uso deve ser feito com moderação. Para os diabéticos o uso de canela na alimentação pode ser benéfica. Mesmo que você não seja diabético, inclua em sua dieta e receba muitos benefícios e, melhores a qualidade de vida.

Você gosta de canela? Você já conhecia todos os benefícios da canela essa casca maravilhosa? Nos conte nos comentários abaixo.

Benefícios da Canela
5 (100%) 1 voto