Yoga para Iniciantes – O primeiro passo da prática do Yoga

Talvez o seu médico, fisioterapeuta ou um amigo tenha dito que seria bom para você praticar Yoga. E como muitos ouvimos falar varias coisas sobre Yoga. Quanto mais você ouve, mais desconcertante é compreender o que é Yoga.

Quais são os estilos do Yoga

A seguir vou passar uma visão geral do Yoga, o que vai ajudá-lo a decidir o seu caminho de estudo do Yoga. Não há certo ou errado no caminho de estudo do Yoga, mas vou ensinar você como escolher um professor de Yoga, um livro, ou aula de Yoga.

Você deve primeiro perceber que existem muitos estilos (ramos) de Yoga. Os principais estilos de Yoga, entretanto existem muitos mais estilos, como muitos sub-estilos. Os principais estilos de Yoga são Bhakti, Hatha, Jnana, Karma, Kundalini, Mantra, Raja, Tantra, e Yantra Yoga. Cada estilo enfatiza a unidade de corpo, mente e espírito.

O significado literal do Yoga é “união” ou “unidade”. Se pudermos unificar o corpo, mente e espírito em harmonia também podemos alcançar a tranquilidade. Um dos principais efeitos da Yoga é a tranquilidade através da melhoria da saúde devido à abordagem holística da vida.

“Não conhece doença, velhice nem sofrimento aquele que forja seu corpo no fogo do Yoga. Atividade, saúde, libertação dos condicionamentos, circunspecção, eloquência, cheiro agradável e pouca secreção, são os sinais pelos quais o Yoga manifesta seu poder.”
Upanixade Shvetashvatara (II:12-13).

O berço do Yoga é na Índia. Podemos encontrar muitas obras escritas sobre Yoga, mas sua origem remonta milhares de anos. Yoga é a “mãe” da maioria dos sistemas de manutenção da saúde do mundo. Artes marciais asiáticas, com uma origem do templo de Shaolin, e Pilates, podem traçar sua ascendência até Yoga.

Formas Superiores do Yoga

As “formas superiores do Yoga” estão a ser dito Bhakti, Jnana, Karma, e Raja Yoga. Cada um destes quatro estilos é um assunto complexo, dentro de si, e é assunto para outro artigo.

Hatha Yoga é uma das várias modalidades do Yoga e é aquela que, polindo a taça do corpo, vira-a de boca para cima, à espera de que o Licor Divino venha enchê-la; que, limpando as vidraças do corpo, permite que a Luz o penetre; que, lavando a alma das enfermidades e da fraqueza, faz o diamante do espírito refletir o Sol Infinito.

Hatha Yoga é o “ramo” do Yoga que lida com o corpo. Aqui compreende-se “corpo” como um entrelaçado, composto do corpo físico, mental e emocional. As posturas do Hatha Yoga não têm finalidade de moldar o corpo e sim a de recuperar e manter sua eficiência em todos os seus aspectos.

Portanto, se você escolhe um livro, ou um professor de Yoga, esteja ciente de que o professor de Yoga ou Guru é um guia – mas você tem o direito de saber qual direção você está sendo guiado. O praticante de Yoga aprende a expandir sua mente e tomar decisões independentes “ao longo do caminho.”

O Yoga não tem religião. Se um instrutor de Yoga ensinar a intolerância, de qualquer espécie, isso não é Yoga. Temos que aprender a apreciar a diversidade, e nunca devemos tolerar preconceitos. O preconceito e a intolerância são frequentemente a causa de crimes e guerras.

Se quiser aprender sobre o método Conexão Yoga você aprenderá a respirar de forma correta, controlar a ansiedade, melhorar a postura e trazer muitos outros benefícios para sua vida sem sair de casa com um professor disponível só para você, e a qualquer hora.

Veja mais sobre Yoga para Iniciantes e aprenda sobre essa técnica e seus tipos.

Yoga para Iniciantes – O primeiro passo da prática do Yoga
Avalie esta postagem