Yoga para Iniciantes: Pranayama

A arte de Pranayama

Yoga está além de uma ciência ou uma arte. É uma filosofia. Yoga é derivado de Yuj – o que significa a unificação ou Anusandhaanam. É definido nas escrituras como Chittavruttinirodhaha Yoga (ou tornar a mente desprovida de qualquer ação, trazendo-a para descansar) Em outras palavras, é o processo de controlar a mente, o Ahankaarama (Ego) e o Antarendriyas (órgãos internos), com o ajuda do Yoga e Pranayama. É uma filosofia oriental que diz que, assim como nós fortalecemos outros órgãos, podemos fortalecer nossa mente também. Fortalecimento da mente é possível através de Pranayama, meditação e Yoga, porque a mente é também um órgão.

Ela também ajuda a expandir a concentração e se tornar Antarmukham ou ser capaz de ver a sua própria alma através de si mesmo. Prana é a fonte suprema de energia pelo criador. Conectar-se a utilização desta fonte livre de energia pode trazer mudanças notáveis para a nossa saúde física e mental, vitalidade e auto-confiança. Prana é mais sutil do que o ar e pode ser definida como a essência da energia que está dentro de tudo no universo.

A maioria de nós não está bem ciente dos benefícios do Pranayama. Apesar de todos os benefícios do pranayama não podem ser escritas, porém listei alguns deles abaixo:

Coração saudável

Coração é o órgão chave do nosso corpo que bate cerca de 70 vezes por minuto para bombear o sangue sem parar por toda a nossa vida. A saúde do seu coração indica nossa expectativa de vida e a qualidade de vida na velhice. E mais oxigênio no sangue significa mais oxigênio para os músculos do nosso coração.

Melhor circulação do sangue

Como resultado de melhores técnicas de respiração, o sangue oxigenado viaja dos pulmões para o coração. O coração bombeia o oxigênio através das artérias e dos vasos sanguíneos e vai para toda parte do corpo, onde é absorvido por todos os tecidos e células. Isso faz melhorar a circulação sanguínea e o oxigênio atinge todas as partes do seu corpo.

Stress

Pranayama é uma excelente técnica de alívio para o estresse. É uma prática que proporciona liberdade de pensamento negativo como: raiva, depressão, lascívia, ganância por dinheiro, arrogância, etc. Com a prática de pranayama, podemos experimentar leveza do corpo, sensação de paz interior, um sono melhor, melhora na memória e maior concentração. Paz e clareza de pensamento mental ocorrem em nossa mente. A alegria e o entusiasmo tomam uma maior proporção em nossa vida e alcançamos um bem estar geral.

Funcionamento dos órgãos no corpo

Ao praticar o pranayama todos os órgãos do nosso corpo recebem mais oxigênio, as toxinas são removidas do corpo. Com isso, evitamos o aparecimento de várias doenças. Melhora o funcionamento do sistema nervoso autônomo, os pulmões, coração, diafragma, abdômen, intestinos, rins e pâncreas. O sistema digestivo também melhora e as doenças relacionadas ao aparelho digestivo são curados. A irritabilidade geral devido à letargia e fadiga desaparece. O pranayama fortalece o sistema imunológico, reduz o desgaste dos órgãos internos.

Longevidade e Qualidade de Vida na Velhice

Quanto maior a taxa de respiração, mais reduz a vida dos seres vivos. Cães e macacos têm maior taxa de respiração e de vida mais baixa em contraste com elefante e tartaruga que fazem de 4-5 respirações em um minuto e eles vivem até 200 anos ou mais. A prática do Pranayama regularmente pode ajudar a reduzir os efeitos de problemas de velhice.

Com a prática do Yoga Pranayama podemos tratar síndromes de alta e baixa pressão arterial, rinite alérgica, dores de cabeça crônicas, enxaquecas, úlceras, todos os transtornos de ansiedade como a psoríase. É importante reconhecer que as alergias são as principais causas de todas as síndromes de rinite e que Pranayama trata esta alergia.

Então se você está procurando melhorar sua vida e leva-lá a um nível superior, onde podemos desfrutar da saúde tanto do corpo, da mente e do espírito o Yoga Pranayama pode ajudá-lo.

E para desfrutar de todos os benefícios do Yoga, conheça outras práticas do Yoga para Iniciantes.