Yoga para Iniciantes

Um guia perfeito de yoga para iniciantes

A prática do Yoga é uma excelente maneira para você se manter saudável e em forma. Pois o Yoga não só é bom para a sua saúde física, mas também para a saúde emocional, mental e espiritual. E o Yoga para iniciantes é de fato um processo passo a passo. É sempre bom começar com algumas posturas simples para que você obtenha a motivação para continuar. As poses ou ásanas (técnicas posturais) são semelhantes aos do dia-a-dia como deitado, em pé ou sentado em posições diferentes, mas de forma ordenada prova ser benéfico para a saúde.

Yoga e seus Benefícios Terapêuticos

Yoga para iniciantes

Até mesmo os médicos recomendam a prática do yoga regularmente por causa de seus grandes benefícios terapêuticos. Para você que é novato, pode começar praticando por cerca de 10-15 minutos, nesta fase inicial, já vai ajudar a aumentar a flexibilidade das articulações musculares, aumentando a lubrificação e melhorando a circulação sanguínea no corpo. Isto irá preparar o seu corpo para a ásana mais complexa. É muito importante ter uma postura correta e ereta do seu corpo durante a prática de Yoga.

Através da Yoga, você também aprenderá a respirar de forma correta, controlar a ansiedade, melhorar a postura e trazer muitos outros benefícios para sua vida. No ebook Conexão Yoga irá trazer novos elementos à sua vida irá também ampliar vigorosamente a saúde, bem estar, qualidade de vida

Os exercícios de respiração são um aspecto importante do yoga para iniciantes. Alguns dos exercícios de respiração mais eficazes incluem:

  • Anuloma-viloma
  • Pranayama
  • Kapalbharti

Esses exercícios ajudam a melhorar o padrão de respiração e aumenta a capacidade pulmonar. Estes exercícios vão fazer você se sentir relaxado e rejuvenescido. Pois, são grandes destruidores do estresse e proporcionam alívio das tensões, preocupações e ansiedades do dia a dia.

Yoga para iniciantes pode ser um pouco difícil no início, mas uma vez que você se acostume com as diferentes posturas de yoga e suas técnicas, será um divertido processo de aprendizagem contínua.

Se você decidiu praticar Yoga, então separei 5 coisas importantes que você deve entender antes de começar:

  1. Consulte seu médico antes

Mesmo que você só esteja pensando em praticar estilos menos agressivos do Yoga, ainda é recomendável que você procure seu médico antes.  O yoga para iniciantes ainda é um programa de condicionamento físico que precisa de aprovação do seu médico, não importa o quão relaxante você acha que pode ser. Lembre-se, a segurança deve ser sempre a sua prioridade para evitar lesões.

  1. Yoga é para todos

Ao contrário da crença popular, a yoga não é apenas para indivíduos aptos e flexíveis. Na verdade, qualquer um pode praticar a arte. Como mencionei anteriormente, a yoga é um processo de aprendizagem contínua. Você não tem que se sentir desencorajado cada vez que você não consiga executar uma pose direito. A prática é tudo, então não olhe para trás e apenas continue a praticar.

  1. Comece devagar

Com todas as coisas maravilhosas que ouvimos ou lemos sobre a prática, é fácil ficar animado e mergulhar de cabeça. Se você fizer isso, poderá resultar em lesões por isso é importante ir devagar e seguir a sua aprendizagem num ritmo natural. Aprender e dominar todos os conceitos básicos do yoga antes de tentar poses (ásanas) ou técnicas mais complicadas. Lembre-se, se você está frequentando uma turma de yoga para iniciantes, deixe que o seu instrutor guiá-lo através do processo de aprendizagem – seguindo as suas instruções.

  1. Manter um diário para acompanhar o seu progresso é importante

Manter um registro de tudo o que você aprendeu sobre yoga é importante para o seu progresso. Depois de um mês mais ou menos, leia suas anotações. Você verá o quanto melhorou como um yogi (pessoa que procura o autoconhecimento). Yoga também tem muitas terminologias.

  1. Yoga é um estilo de vida

Muitas pessoas tratam o yoga como uma dieta de perda de peso, e param de uma vez quando o peso desejado é conseguido, e muitas vezes, retornam quando o peso é adquirido de volta. Quando você decide praticar yoga, é importante compreender que ele é mais do que um programa de condicionamento físico – é um estilo de vida que irá melhorar o seu bem-estar geral ao longo de sua vida.

Por fim…

Evite comer 3-4 horas antes de sua aula do yoga. Não coma demais. Use roupas soltas e confortáveis para que seu corpo se sinta livre. Não se esqueça de se hidratar bebendo um pouco de água antes do início da aula.

Então…

Se você está vendo resultados ou não, não desista, continue praticando até o Yoga se tornar parte de sua rotina diária – é só então você vai descobrir que o Yoga tem para oferecer. Conheça também alguns tipos (ramos) de Yoga:

Yoga para Iniciantes
5 (100%) 2 votos